domingo, 26 de maio de 2013

Morte

A alguém que sobreviveu à morte de alguém só posso oferecer minha tristeza.
Ninguém nunca me ensinou como oferecer condolências aos outros na ausência de fé. Condolências parece até sinônimo de oferecer fé em apoio ao outro. Sinto um constrangimento enorme quando preciso ir ao enterro de alguém ao ver todas as pessoas rezando e reforçando uns aos outros a fé de que algo diferente do que está no caixão está subindo em algum lugar e sendo recebido por alguém...
Sinto-me como se eu mesmo fosse uma interrupção nessa cadeia e evito trocar qualquer palavra nessa hora ou, simplesmente, digo sim a tudo que ouço, por mais absurdo que me pareça.
Mas também eu fico pensando como os velórios seriam terríveis se não fossem um momento de compartilhar esperanças - afinal continuamos vivos e algo em nós foi perfurado...Um pedaço de nós foi levado e parece que precisamos pôr algo no lugar.
Só não entendo por que esse algo deva ser "Deus"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário