domingo, 26 de maio de 2013

Água

Quando eu era pequeno, no sítio onde eu vivia, a gente tinha uma cisterna bem grande. Lembro-me de ver aquela lage de cimento sem entender o que era. Alguém tinha me dito que era pra guardar água...Mas água de onde?
Um dia choveu bastante forte. Vi um certo rebuliço perto da cisterna. O filho da empregada subia no lado de fora da casa para ajeitar as calhas que deviam aparar a água do telhado. Depois tinha que pegar um dos canos para levar a água até a cisterna. Mas, antes, era necessário esperar um pouco para que a água primeiro lavasse o telhado e  depois, colocar um pano na boca do cano pra filtras as sujeiras grandes das telhas.
Foi nesse dia que fiquei sabendo o por quê das cisternas e das calhas ao redor da casa.
Muitas vezes não tinha água na torneira e tínhamos que tirar água dali.
A empregada pegava um balde feito de latas de óleo do pajeú e colocava num pote enorme, maior que eu, que ficava num dos cantos da cozinha. Daí cobria o pote com um pano de prato e usava uma tampa velha de alumínio para segurar. Em cima do pote ficava os canecos pra gente pegar água direto dele.
O pote era grande e frio e eu adorava ficar abraçado nele nas tardes quentes. Eu e os cururus que se abrigavam embaixo dele...

Nenhum comentário:

Postar um comentário